quarta-feira, 26 de agosto de 2009

OpenOffice.org poderá ganhar interface "ribbon", como o Word 2007

Por Antonio Blanc

A equipe do Projeto Renaissance, que tem como missão, segundo o blog oficial, “criar uma interface que torne o OpenOffice.org o pacote office preferido pelos usuários, não apenas por necessidade mas também por desejo” apresentou recentemente o primeiro protótipo de uma nova interface para o conjunto de aplicativos Office mais popular no mundo Open Source.

Implementada em Java e no momento apenas no Impress, o software de apresentações, ela não deixa dúvidas: é claramente baseada na “Ribbon”, a polêmica interface adotada pela Microsoft no Microsoft Office 2007 e, em breve, partes do Windows 7.

Segundo os desenvolvedores o protótipo tem “fidelidade mediana” e ainda não tem acabamento (por isso os botões quadrados e sem ícones). O conteúdo das barras de ferramentas, posição dos itens e nomes dos grupos podem mudar. A idéia é apenas testar a interação do usuário com a nova interface. O protótipo pode ser baixado no site oficial do Projeto Renaissance pelo atalho tinyurl.com/9lpo27 (é necessário uma máquina virutal Java 6 para rodá-lo). Ao término da execução o programa pede feedback, que será usado pela equipe de desenvolvimento para fazer ajustes.

Entretanto, a julgar pelos comentários dos visitantes do site, a idéia não foi bem recebida. A maioria contém críticas ferozes ao que chamam de “cópia descarada” de uma interface que “é uma porcaria”, com alguns visitantes dizendo que a mudança seria “um ótimo motivo para não usar o OpenOffice.org”. Mas boa parte destes comentários parece motivada não por questões de usabilidade, mas pelo simples ódio a cego a tudo o que vem da Microsoft, comum entre os ativistas do mundo Open Source.

Outros críticos são mais moderados, apontando para problemas como a necessidade de “reaprender” a interface (o que prejudicaria os usuários acostumados ao layout antigo) e uso ineficiente de espaço vertical, o que pode ser um problema especialmente em telas de baixa resolução como as usadas em netbooks.

www.geek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário